quinta-feira, 25 de junho de 2009

MEUS LIVROS!!! Da bagunça... a estante... da estante...a tese....


Eis que para escrever é preciso organização. Nem sempre a organização dos outros coincide com a minha... então, é preciso organizar do meu jeito... mesmo que pareça desorganizado.

Os livros, os xerox, os documentos, as fichas... preciso de tudo num mesmo lugar... e hoje arranjei este lugar.

Apossei-me de uma estante. A menor... mas agora minha. Alí estão eles agora... todos ao alcance da minha mão.. todos enfileirados.... me observando e eu a observá-los.... os livros... a papelada... minhas traças....

Com meus marcadores amarelos... franjados com 'amarelinhos' saltando de suas páginas.. minhas anotações...é assim que consigo trabalhar... sempre direto no livro... mesmo que eu escreva fichamentos e faça anotações em cadernos... sempre recorro direto ao livro.... preciso deles por perto... junto de mim... no meu espaço... me dão segurança...adoro manuseá-los.. passar a mão por suas páginas... as vezes já surradas de tanto vai e vem... as vezes com manchas de café... das madrugadas em que me fizeram companhia...

Meus companheiros inseparáveis e amados...os livros...

Colorindo a estante, com suas multiplas capas...suas inscrições...

E assim vou colorindo minha imaginação... minha mente... e dando vazão ao discurso... ao meu discurso... as minhas interpretações... aos meus problemas.... vai surgindo um texto...dois.. outros livros... misturando coisas, idéias... fazendo cruzamentos...entre tantas idéias misturadas...

As palavras vão surgindo...vão compondo páginas... e vão se transformando em algo.. outro texto... outros livros... outras palavras impressas no papel...

Vai surgindo a tese...aos pouquinhos.... em pedaços... fatias de leituras... de madrugadas com café... de tardes ensolaradas em que o sol lá fora só é visto pela janela... de manhãs dormentes em que o calor da cama é trocado pelo assento da cadeira em frente ao computador...

Das festas que não fui... dos vinhos que não bebi... da música que não dancei...vai surgir um texto... palavras impressas....análises feitas... imagens construídas... dando forma a outro livro....com páginas brancas e pretas...

E me sinto feliz ao ver essa construção se erguendo no papel...

Um dia a tese vai fazer companhia aos outros livros daquela estante preta...

Um comentário:

  1. Pelo visto em uma tese se deixa de beber menos vinho do que em uma monografia...já reclamo da falta de tempo e dos dias inteiros na frente do PC, imagina com uma "tesinha". hehe
    abraço e chego lá - nem q para isso tenha que abdicar do vinho por alguns momentos.

    ResponderExcluir