quarta-feira, 10 de junho de 2009

(Dis)sabores sanguinolentos ou vampirismo acadêmico


Vivemos num mundo cheio de 'poderes'. Dos mais pequenos aos macro 'poderes'. Todos querem mostrar o 'seu' poder sobre os outros e sobre as coisas, e pra isso muitos não medem esforços.

Percebo que a elite intelectual, que povoa as academias universitárias AMA os 'poderes', do micro ao macro, e faz deles seu motor de ingrenagem. Se pode ver coisas bizarras sendo feitas e apresentadas aos seus pares como prova de seus 'poderes', e dessa forma, de acordo com esse poder, os aplausos são esperados por aqueles que o detem.

É quase impossivel não se submeter a tais atos de soberania quando se está nesse mundo acadêmico... as vezes é preciso sorrir diante daquele que vai lhe dar um dentada vampiresca e lhe sugar o sangue pra mostrar que tem poder sobre você.... pra mostrar que 'quando você crescer' poderá ser como ele... e explorar alguém, até o esgotamento com a intenção de lhe ensinar as coisas da vida....

Nesse ritmo, frenético e cheio de vaidades, se vê a reprodução dessas maneiras de agir pelos pupilos de tais 'poderosos', e quanto mais vampiresco, mais sanguinolento for o cara, mais adeptos ele terá, mais seguidores, mais fama, mais prestígio....

As vezes as dificuldades para que aqueles que acreditam que é possivel valorizar os atos e os trabalhos de quem não se enquadra no castelo dos vampirescos mestres são tão grandes, que bons textos, boas pesquisas, boas propostas são deixadas de lado e colocadas nas gavetas universitarias, e lá deixadas para uma outra vida, porque nessa a impossibilidade de valorização se torna inviável... ou você deixa sugarem seu sangue... ou não publica, não consegue mostrar sua produção e seu valor...

Mas, que valor é esse então, que depende dos humores vampirescos de uns poucos poderosos, que sentaram no trono do castelo e não morrem, pois estão sempre a reproduzir suas sanguinolentas hordas?

Quando teremos a possibilidade de simplesmente trabalhar e poder fazer pesquisa para a sociedade e não para agradar os Princípes das Trevas?

Quando teremos a chance de saber que numa disputa justa, por uma vaga de emprego, onde apenas queremos trabalhar e produzir de acordo com nossos valores e com o que aprendemos nos anos de universidade e pesquisa, seremos escolhidos de forma honesta e pelo nosso esforço e reconhecimento de trabalho, e não porque invariavelmente nos aproximamos do Rei, e lhe beijamos a mão e deixamos que sugue nosso sangue?

Porque os vampirescos Príncipes se mantém no poder? Será que é porque emitem medo nas estruturas vigentes, ou será por que as estruturas vigentes do Castelo só foram criadas pra manter os Príncipes protegidos?

Eis a questão...

Mas, se a elite intelectual de um país existe para que essa sociedade tenha acesso a novas idéias, tecnologias e pesquisas para melhorar sua vida... será que o fato dessa elite só se voltar para a sua propria reprodução não está indo exatamente na contramão da sua função social?

Bem, essa é a grande questão.... quanto mais alto o cargo e o posto adquirido pelo 'PODEROSO' Príncipe, mas distante ele fica da sociedade que o elegeu... que lhe deu poder, que lhe proporcionou adquirir o status quo que agora ostenta....

E mais sangue ele vai precisar pra se manter vivo... pra manter o 'poder'... para reproduzir seus pares perfeitos e continuar afastando os mortais do Castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário