quinta-feira, 2 de julho de 2009

Invariáveis derrotas... memoráveis avanços....

clamar
Bem, bem... diante das pespectivas reais.. meu time não vai pra final da libertadores... acabou-se... era uma vez...

Estamos sem ataque... e isso já era algo visto desde outros jogos... me resta agora beber um pouco de vinho.. lamentar... esquecer e voltar ao trabalho...

É, querido Grêmio... até a pé nos iremos...com o Grêmio onde o Grêmio estiver...mas valia dar essa vitória pra gente, né...

Enfim... nem só de derrotas vive o homem - ou a mulher no caso aqui - volto ao trabalho, pois desse busco a vitória. Mas, já que a felicidade da vitória do Grêmio se foi, me restam os alfarrábios... retomo minhas leituras... embora esteja bastante intrigada com o que estou lendo... uma revisão bilbiográfica dos sítios arqueológicos do sul do Brasil!!! Algo do tipo: vamos provar que há continuidade entre os atuais Jê do sul e os vestígios arqueológicos pesquisados até o momento. Bem, não que o trabalho não tenha lá suas razões de ser... Creio até que tenha muitas...é um bom trabalho...mas também há uma tentativa meio forçada de apresentar evidências para provar uma hipótese já concebida de antemão. É exatamente aí que fico intrigada... Se a hipótese tem de ser confirmada, haverá algo a dizer? Ou tudo já estava dito desde o princípio?

Na pesquisa, assim como no jogo de futebol os resultados só vêm no final... e dependem do desempenho do time - ou do pesquisador. Não dá pra saber o resultado antes da partida.. é impossível....ou não é pesquisa...

Busca-se o melhor resultado, mas este pode não vir a nosso favor... pode chegar por outro lado... e garantir a vitória do adversário...

Alguém vai sair feliz... a torcida do meu time ou a do outro...

O pesquisador e suas hipóteses confirmadas.. ou o nativo, os documentos, o objeto apontando pra outra coisa...

No caso do futebol... vou ficar muito triste... é a vitória perdida... o campeonato não ganho.. a taça que não fará parte do acervo...

Mas, no caso da pesquisa não... aqui há um ganho... muito maior se minhas hipóteses não são confirmadas... não perco nada...ganho!!! Novas perspectivas... novos objetos...novos olhares sobre ele... coisas que não estavam ao alcance da minha mão e agora estão.

Bem... pode não ser tão simples abrir mão das certezas e olhar para as incertezas... pode dar medo.... e sim... tenho pavor quando me deparo com essas incertezas.. mas é um pavor instigante... de avançar sobre o desconhecido... de entrar no campo do adversário vestindo a camisa dele...

Dá medo!!

Mas, é o que quero... entrar no outro campo... não apenas apenas responder minha hipótese com um sim... mas com um 'será'? Ou com 'não'... é outra coisa... eu estava errada...

Mas, como é difícil esse exercício.... como é difícil ver o que não prevemos... como é difícil aceitar a vítoria do adversário e dela tirarmos um aprendizado mais profundo...

Vamos lá hipóteses... façam o melhor que tem a fazer... me desafiem!!!

Um comentário: