terça-feira, 26 de abril de 2011

Não existe a História do 'Se'....


Lendo o texto do Veríssimo, sobre as versões de sim mesmo do personagem que ele retrata, fiquei pensando naquela velha história do 'se'... Se Hitler não tivesse sido eleito.... Se o Brasil não tivesse sido encontrado pelas naus portuguesas.... Se....
Se tantas coisas não tivessem acontecido... outras teriam...
E quem disse que seriam melhores ou poires? Apenas seriam diferentes e os rumos da história seriam outros... ou quem sabe... lá pelas tantas... algo aconteceria e os rumos seriam semelhantes ao que foram e são. As vidas das pessoas não são regidas pelo que elas poderiam ter sido, mas pelo que são e foram. Nossas escolhas são arbitrárias e assim fazemos nós mesmos a nossa história. Claro que podemos nos arrepender de coisas, achar que poderiamos ter feito melhor ou diferente... faz parte do aprendizado, para que posssamos crescer e mudar. Mas, jamais vamos mudar o passado.
Então pra que ele serve? Para mudar o futuro.
É no futuro que temos de colocar nossas energias e buscar o melhor pra nós e pro mundo. Se apegar aos 'ses' que não foram em nossa vida só nos faz parar e lamentar...e chorar...e não andarmos pra frente. Então, que se vamos adelante... Olhar o futuro, olhar a mudança como algo a ser conquistado e nunca, jamais lamentar o que não foi. Se não foi é por que não era pra ter sido mesmo. A escolha que fizemos foi esta, e se a fizemos vamos arcar com as consequências da coisa.... Há sempre um motivo lá na frente para que possamos sorrir, mesmo que no passado a gente tenha chorado. Algumas coisas do passado, quando não nos trazem alegrias, devem mesmo ser deixadas lá, no seu baú... para sempre... para lembrarmos de não repetirmos as mesmas escolhas... e partirmos para escolhas melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário