quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Minha primeira Tatto...


Esta foi minha primeira tatuagem... tão linda... Esperei muito pra encontrar um bom tatuador, escolhi muito bem a imagem... e decidi que esta muiraquitã Tapajó era o que eu queria no meu corpo. Decidi que o lugar ideal seria nas costas... perto do pescoço, onde eu não ficasse vendo ela o tempo todo... Eu tinha medo que pudesse enjoar de ver a imagem todos os dias... depois descobri que amo tanto minhas tattos, que adoro ficar olhando pra elas, huahauauahuahua....
O muiraquitã, é um simbolo de proteção para os indígenas da amazônia, achei interessante essa definição e resolvi que ela me faria feliz, estando gravada em mim.
Isso nos demonstra que os significados das coisas estão intrinsecamente ligados aos nossos atos, desejos e espectativas humanas. As coisas, sejam elas imagens ou outros objetos, se comunicam conosco e nos comunicam aos outros. A imagem da muiraquitã logo remete ao seu significado original, como também aos significados que eu lhe dou, porque quando escolhi tatuar a imagem no meu corpo, escolhi esta por ser indígena, e isto remete ao meu trabalho, ao tipo de 'objeto' no qual me debruço para escrever e produzir conhecimento acadêmico. Mas, muito mais que isso, a relação de ter uma figura indígena em meu corpo, está muito mais relacionada ao fato de eu ser engajada na causa dos indígenas brasileiros, e isto me representar como uma militante, além de simplesmente um pesquisadora. Escolher uma figura amazônica ao invés de uma figura dos Guarani - que é o povo com o qual trabalho - teve muito mais há ver com o fato de relacionar o siginificado da muiraquitã, da proteção que ela remete para o povo Tapajó. Ainda não sei se vou tatuar uma figura Guarani em mim... é algo em que penso, mas ainda não encontrei nenhuma imagem que me cative e que eu queira colocar em meu corpo. Aliás... o nosso corpo pode ser visto como cultura material, dessa maneira, as modificações que faço nele, são propositais e intencionais. Dou ao meu corpo os significados que quero representar, assim, o faço ser uma forma de identidade para ser reconhecida pelos outros... As tatuagens formam parte dessa identidade e nelas me represento e me comunico com outras pessoas. Posso causar impacto, choque, admiração, repulsa e tantos outros sentimentos, pelo simples fato de que as imagens que eu tenho representadas estão em constante comunicação com o mundo a minha volta... e isso é bastantre instigante...
Buenas... deixo aqui a minha amada muiraquitã pra deleite dos amigos que frequentam este blog...

Um comentário: